Construir é um sonho que merece ser celebrado 1024 683 Atai

Construir é um sonho que merece ser celebrado

Construir ou reformar um imóvel é realizar um sonho. É um dos melhores momentos da vida e, por isso, deveria poder ser curtido e celebrado . Mas, infelizmente, não é o que acontece na vida da maioria das pessoas que ousam aventurar-se na realização deste sonho porque construção aqui no Brasil é quase sempre sinônimo de problema e dor de cabeça.

A grande dificuldade começa pela falta de informações da maioria das pessoas, portanto recomendamos alguns cuidados importantes para quem pensa em construir ou reformar sua casa ou escritório.

Confira essas dicas e pesquise bastante antes de começar sua obra. Assim você evitará problemas e poderá curtir e celebrar esse momento!

1) A escolha do profissional ou empresa para realizar o projeto e a obra é o primeiro e mais importante passo. Considere investir um bom tempo descobrindo indicações, pesquisando na internet e fazendo contato com fornecedores.

2) Converse bastante com os especialistas que melhor atenderem seus requisitos – arquiteto, engenheiro, empreiteiro, vendedores – e faça muitas perguntas. Procure entender o papel de cada um, as melhores práticas de mercado em cada área e como seus fornecedores se posicionam em relação a elas. Entenda também quais serão as suas responsabilidades e quanto de seu tempo precisará ser destinado à questões da obra, para que isso não atrapalhe o seu dia a dia e se torne um stress.

3) Não tenha pressa. Invista tempo, seja criterioso e paciente na fase de criação e desenvolvimento do projeto – arquitetura, estrutura, hidráulica, elétrica etc. Certifique-se de que o planejamento está bem detalhado e documentado em plantas baixas, planilhas e/ou projetos 3D. Um bom planejamento é fundamental para evitar surpresas nas fases posteriores.

4) Verifique como será realizada a compra de materiais, o descarte e destinação dos entulhos, a organização e a segurança no canteiro de obras e o acompanhamento do cronograma. Pense nos possíveis riscos e antecipe as soluções, a fim de alinhar algumas condutas antes da obra começar. Vale ainda definir os critérios para divergências na entrega final. Lembre-se: a desorganização gera desperdício de tempo e de materiais, o que torna a obra mais lenta e cara!

5) Depois de adquirir conhecimento e planejar o projeto, sua prioridade passará a ser a gestão e o acompanhamento das atividades. Sem um profissional qualificado e experiente para gerenciar tudo bem de perto, o risco de atraso no cronograma e estouro no orçamento aumenta muito. Não tente fazer sozinho!

Muitos problemas podem ser evitados com a contratação de uma única empresa de construção civil, capaz de realizar todas as etapas de um projeto. Este tipo de contrato, conhecido como EPC (do inglês Engineering, Procurement and Construction, que significa Engenharia, Compras e Construção), promove significativa otimização de orçamento, redução no desperdício, ganho em sinergia e aumento no controle de qualidade.

Neste modelo, além do trabalho ser mais eficiente e seguro, você pode curtir o processo sem preocupação, pois não estará envolvido diretamente nas decisões do dia a dia e na coordenação de diferentes fornecedores. Vale a pena considerar esta opção se você pretende aproveitar de forma positiva a construção ou reforma dos seus sonhos.

Para saber mais, consulte nossos especialistas.

  • Vai construir ou reformar? 5 dicas de ouro para não cair numa armadilha! 1024 682 Carlos Eduardo Andre
  • Veja por que contratar uma construtora no formato de contrato EPC 1024 683 Atai
  • Como conseguimos construir uma casa em 24 horas 740 493 Atai