Você sabe como a construção offsite tem sido usada no mundo? Descubra! 1024 683 AtaiOne

Você sabe como a construção offsite tem sido usada no mundo? Descubra!

O modelo de construção offsite é uma tendência na engenharia civil por desenvolver os empreendimentos fora do canteiro de obras. Como ele é feito dentro de uma fábrica, é possível controlar o ambiente de uma forma totalmente diferente do que acontece em um canteiro de obras regular.

Toda a etapa produtiva passa por rigorosos controles de qualidade para assegurar que os módulos sejam fabricados de acordo com as normas vigentes. Isso inclui a economia de materiais, sustentabilidade e redução de prazos.

Neste post vamos mostrar como o modelo de construção offsite oferece benefícios de acordo com o tipo de empreendimento. Vamos lá?

Escolas

A construção de escolas pode ser classificada como uma obra de grande porte, pois se faz necessário avaliar diversos fatores que garantam um ambiente propício ao aprendizado dos alunos.

Por isso a construção offsite também é indicada para esse tipo de edificação. A empresa responsável pela fabricação dos módulos consegue desenvolver com uma equipe multidisciplinar o projeto completo, desde as questões estruturais até o design final.

No Reino Unido foi lançado em 2018 um panorama sobre a área de construção civil com os investimentos para os próximos 10 anos. No documento é possível encontrar encorajamento do governo para que as obras de escolas, hospitais e outros serviços de base sejam desenvolvidas com modelos offsite, visando a economia de recursos e otimização de processos.

Habitações

O modelo offsite facilita a construção de vários modelos diferentes de empreendimentos, como as residências. No Japão as instalações sanitárias são vendidas em “peça única”.

Conhecido como unito basu, o banheiro único é um exemplo de construção offsite bem-sucedido. Primeiro, vamos falar um pouco sobre como são os banheiros japoneses. Lá é comum dividir o espaço em três ambientes distintos:

  • toilet: onde fica apenas o vaso sanitário e uma pequena pia;
  • ofurô ba, ou casa de banhos: onde fica uma banheira para fins de relaxamento;
  • lavatório: com pia de escovar os dentes e geralmente uma máquina de lavar roupas.

Essa divisão é originada da cultura japonesa que preza pela limpeza e principalmente a otimização dos espaços. Dessa maneira, os ambientes são totalmente separados e podem ser utilizados por várias pessoas ao mesmo tempo.

No ato da compra o consumidor assina o contrato com uma única empresa capaz de desenvolver todo o projeto para então ser acoplado no local definitivo. Por se tratar de uma construção offsite, é possível otimizar o banheiro de acordo com as necessidades do cliente, utilizar tecnologias de ponta e entregar o módulo em curtos períodos de tempo.

Nos EUA a offsite construction também possui cultura forte. Ela é realizada desde a época da Segunda Guerra Mundial, e a maior construtech do mundo é de lá, a Katerra. O material mais utilizado por eles é a madeira laminada, e o grande diferencial dessa startup é oferecer uma gama de opções aos clientes para customizar as suas casas, como se fosse um catálogo de produtos.

Em 2018 a Katerra recebeu um aporte de 865 milhões de dólares no primeiro semestre, evidenciando o quanto esse setor é aquecido em outros países.

Hospitais

A construção de hospitais exige alto conhecimento técnico durante o planejamento e execução. Elas são construções diferenciadas pois, além de seguir as normas de desempenho de construção civil, no Brasil ainda é preciso seguir outras recomendações relacionadas à área de saúde.

A compactação dos espaços devido à necessidade de construção de hospitais em centros urbanos é uma importante diretriz das construções offsite. O projeto desenvolvido em computador consegue otimizar os ambientes e fazer a ligação entre as instalações típicas desse formato de empreendimento, minimizando erros e retrabalho.

Podemos observar que a construção offsite é muito versátil e se encaixa em diversos segmentos da construção civil. O fato desse modelo ter um processo bem estruturado permite que as obras sejam realizadas de forma eficiente, economizando recursos importantes, como os materiais e tempo.

No Brasil, a construção offsite já vem ganhando mercado. Durante a Feicon 2019, esse método construtivo foi utilizado para demonstrar a eficiência e praticidade de montar a Casa24h. Ao longo do evento a residência foi montada em apenas 24 horas, com o público acompanhando de perto.

Se você quiser receber mais conteúdos exclusivos sobre offsite, assine a nossa newsletter!

  • Posted In:
  • EPC
  • Veja por que contratar uma construtora no formato de contrato EPC 1024 683 Atai
  • A arquitetura como estratégia de negócios 727 434 Atai
  • Construir é um sonho que merece ser celebrado 1024 683 Atai