Modelo offsite oferece agilidade e baixo custo 929 687 Atai

Modelo offsite oferece agilidade e baixo custo

Uma das principais tendências da indústria da construção civil é a modalidade offsite, em que a construção é modular e realizada fora do canteiro de obras, em ambientes controlados e livres de intempéries. Os módulos são pré-fabricados com uso de equipamentos eletromecânicos e robótica e, em seguida, levados ao canteiro para serem acoplados ao restante da obra.

Por ser desenvolvida fora do canteiro e realizada massivamente em ambiente fabril, a construção offsite tira proveito da tecnologia de ponta e da habilidade de mover produtos em condições controladas de manufatura, com controle rígido de estoque e cronograma.

A nova metodologia vem sendo cada dia mais utilizada por construtoras europeias e norte-americanas por promover: redução de etapas construtivas, aumento da qualidade do produto e serviço, redução de tempo e queda significativa no custo da obra – consequentemente, no preço final do imóvel ao mercado. A consciência ambiental é uma outra vantagem deste método modular, que consegue reduzir emissões e geração de resíduos, acarretando menor impacto ambiental.

Ao que tudo indica, a construção offsite é uma tendência que veio pra ficar e dominar o mercado. Um bom exemplo disso é o recente financiamento de USD 865 milhões recebido pela Katerra, a mais badalada startup da construção no momento. A Katerra foi fundada em 2015 por profissionais que não são do ramo da construção, como Michael Marks que foi executivo da indústria de eletrônicos (Flextronics – hoje Flex) e ex-CEO da Tesla.

A Katerra é uma construtech cujo objetivo é realizar obras em menor tempo e a um menor custo. Para isto, eles controlam todo o processo construtivo da obra, desde o projeto até a entrega, e executam a construção offsite para racionalizar o processo construtivo. Ela está sendo disruptiva principalmente porque reviu todos os seus princípios de gerenciamento da cadeia de suprimentos e investiu pesado em sistemas de tecnologia.

A inglesa Bolt Offsite é uma outra empresa especializada em construção offsite que vem se destacando no mercado europeu e nos inspirando bastante. Ela adota metodologias de projeto e construção externa (offsite) para entregar soluções de design super flexíveis e modernas, além grande desempenho em seus projetos. Vale a pena conhecer (vídeo abaixo)!

Interessante, não é? Aqui na Atai, estamos estudando a metodologia e trabalhando cada dia mais com seus conceitos inovadores.

Se quiser saber mais, fale conosco!

Photo: Christopher Burns/Unsplash

  • Como conseguimos construir uma casa em 24 horas 740 493 Atai
  • Atai constrói casa em 24 horas na Feicon Batimat 2019 1024 716 Atai