Como conseguimos construir uma casa em 24 horas 740 493 Atai

Como conseguimos construir uma casa em 24 horas

A Atai Engenharia foi a construtora responsável pela Casa24h, uma casa popular erguida ao vivo em apenas 24 horas durante a Feicon Batimat 2019. O objetivo desta iniciativa inédita, idealizada pela Inovatech Engenharia, era demonstrar a viabilidade de uma solução de alta produtividade para resolver o déficit habitacional do Brasil.

A construção da casa de 45m2 com sala, dois quartos, cozinha e banheiro foi realizada por um time de 14 profissionais multidisciplinares da Atai e de outras duas empresas parceiras, sob gestão e coordenação da Atai. Em três sessões de oito horas, a equipe subiu a Casa24h dentro de uma arena com arquibancadas, por onde passaram 6 mil pessoas durante evento (só no último dia, quando a casa já estava pronta, foram cerca de 2.300 visitantes).

Os materiais utilizados foram os mesmos da construção convencional, ou seja, concreto, fiação elétrica, tintas, esquadrias de alumínio e portas de madeira, mas a metodologia de construção, totalmente inovadora, conhecida como offsite construction, fez do projeto Casa24h um dos maiores cases de construção civil dos últimos tempos.     

Neste sistema, a construção é modular, realizada quase que integralmente fora do canteiro de obras, em ambientes controlados e livres de intempéries. Os módulos de concreto da Kronan são pré-fabricados com uso de equipamentos eletromecânicos e robótica e, em seguida, levados ao canteiro para serem acoplados ao restante da obra.

Por ser desenvolvida massivamente em ambiente fabril, a construção offsite tira proveito da tecnologia de ponta e da habilidade de mover produtos em condições controladas de manufatura, com controle rígido de estoque e cronograma.

“É um modelo de projeto pode atender desde o segmento de alto padrão até a faixa de financiamento do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal”, conta Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech.  

Segundo Ferreira, além de reunir as melhores soluções do mercado da construção civil, o grande destaque do projeto foi “realizar um amplo estudo de concepção do projeto antes da obra para minimizar os riscos e garantir os resultados desejados – construção rápida, sustentável, com custo acessível e qualidade”.

Foram oito meses de intenso planejamento, envolvendo diferentes parceiros e fornecedores, cada uma com sua expertise e soluções inovadoras, até chegar no formato ideal. A Atai foi responsável por este planejamento minucioso, fazendo a gestão e coordenação de todos esses times e acompanhando a integração dos projetos técnicos para viabilizar a execução da obra.

“Quando há um bom planejamento, onde se analisa e mitiga os riscos da construção, e a execução é gerenciada de forma eficiente, não existe medo de não dar tempo”, explica Carlos André, diretor executivo da Atai.

Segundo André, a etapa mais difícil foi o planejamento e execução da estrutura do telhado. “Ela precisava ser leve e de rápida montagem, por isso escolhemos o material metálico, mas havia uma grande preocupação com o momento do içamento dessa estrutura, justamente por ser mais frágil do que o concreto pré-moldado utilizado nas paredes”, conta o executivo.

A satisfação da equipe da Atai na entrega foi proporcional ao tamanho do desafio, que exigiu o máximo da capacidade de planejamento e de gestão eficiente de todos os profissionais envolvidos. “Verificamos que não só é possível construir a casa em 24h, mas também entregá-la mobiliada, decorada e pronta para morar!”, orgulha-se André, que está otimista para o futuro: “Como o processo ainda está evoluindo, acredito que vamos nos aprimorar e reduzir o tempo de construção para 20h ou até 15h nos próximos projetos”.

Quer levar esta inovação para o seu próximo empreendimento? Embarque nessa conosco!

Dormitório da Casa24h na Feicon Batimat
  • Atai constrói casa em 24 horas na Feicon Batimat 2019 1024 716 Atai
  • Modelo offsite oferece agilidade e baixo custo 929 687 Atai
  • Construir é um sonho que merece ser celebrado 1024 683 Atai