Atai constrói casa em 24 horas na Feicon Batimat 2019 1024 716 Atai

Atai constrói casa em 24 horas na Feicon Batimat 2019

Uma das principais atrações da Feicon Batimat, maior feira nacional de produtos para a indústria da construção civil, que aconteceu entre os dias 9 e 12 de abril de 2019, em São Paulo, foi a construção de uma casa popular, ao vivo, em apenas 24 horas.

A Atai Engenharia foi a construtora responsável pelo projeto Casa24h, realizado em parceria com Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora da Feicon Batimat, a Inovatech Engenharia, consultoria de sustentabilidade na construção civil, e a Kronan, fabricante de paredes de concreto.

Projeto da Casa24h

A construção da casa de 45m2 com sala, dois quartos, cozinha e banheiro foi realizada pela Atai com 14 profissionais (4 montadores, 6 oficiais, 2 eletricistas e 2 encanadores), que se revezaram, em três sessões de oito horas, na montagem da casa dentro de uma arena com arquibancadas construída dentro da feira. Durante a edificação, o público pode visitar o interior da obra em horários restritos e, no último dia, a entrada foi liberada.

“No final, conseguimos executar a obra em 23h, o que nos permitiu celebrar a entrega com um churrasco para a equipe envolvida”, comemora Carlos André, diretor executivo da Atai e responsável pelo gerenciamento do projeto e execução da casa.

Para vencer este desafio, a Atai utilizou a metodologia Offsite Construction, em que a maior parte do processo de construção é realizado fora do canteiro de obras, em etapas previamente testadas e submetidas à Norma de Desempenho de Edificações (ABNT NBR 15.575).  

“A vantagem dessa metodologia é que o sistema de fabricação dos módulos da obra acontece em um espaço fechado e controlado, livre de intempéries com clima e acidentes de trabalho, onde há muito menos desperdício de tempo e de materiais”, conta André.

Mas o principal segredo do sucesso foi a expertise da Atai Engenharia no planejamento da casa durante oito meses, fazendo a gestão e a coordenação de diversos times, e acompanhando a integração dos projetos técnicos para viabilizar a execução da obra.

“Com a nossa experiência e capacidade de planejamento e gestão eficiente, verificamos que não só é possível construir a casa em 24h, mas também entregá-la mobiliada, decorada e pronta para morar!”, orgulha-se André.

Confira abaixo o resultado!

Entrega da Casa24h na Feicon Batimat 2019
Detalhe da fachada da Casa24h
Casa24h construída pela Atai Engenharia na Feicon Batimat 2019
Visão geral da Casa24h finalizada!
Sala e cozinha Casa24h na Feicon Batimat 2019
Visão interna da sala e cozinha da Casa24h
Dormitório da Casa24h na Feicon Batimat 2019
Dormitório 1 Casa24h
Dormitório da Casa24h na Feicon Batimat 2019
Dormitório 2 da Casa24h

Saiba mais sobre o modelo offsite de construção, que oferece agilidade e baixo custo, ou fale conosco sobre essa tendência que chegou para ficar!

  • Como conseguimos construir uma casa em 24 horas 740 493 Atai
  • Modelo offsite oferece agilidade e baixo custo 929 687 Atai