Veja por que contratar uma construtora no formato de contrato EPC 1024 683 Atai

Veja por que contratar uma construtora no formato de contrato EPC

Na construção civil, existem algumas formas disponíveis de contratação entre as empresas e os clientes. Uma delas é o contrato EPC, em que apenas uma empresa é responsável pela obra. Esse tipo de parceria é ideal para aquelas pessoas que desejam economizar tempo sem abrir mão da qualidade do projeto.

Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre a modalidade de contrato EPC e quais são as principais vantagens em contratar uma construtora com esse formato. Boa leitura!

O que é um contrato EPC?

A sigla EPC é originada do inglês Engineering, Procurement and Construction, ou seja, Engenharia, Suprimentos e Construção. Neste tipo de contrato, a empresa é responsável por todas as etapas da obra.

Isso significa que todas as etapas — desde a concepção do projeto, compra de suprimentos até a construção — serão responsabilidades de uma única construtora. Um único escopo é feito, assim como o preço global e o prazo.

Esse modelo de contratação surgiu diante da necessidade de gerir megaconstruções. Ao dividir os processos, a gestão ficava difícil diante da quantidade de contratos a serem supervisionados.

O que é um contrato EPCM?

O contrato EPCM vem da sigla Engineering, Procurement and Construction Management, ou seja, Gerenciamento da Construção. Na prática, ele é bem parecido com o EPC, porém o cliente contrata a empresa para gerenciar a construção.

Nesse caso, o cliente continua tendo que fazer todas as contratações, mas quem fiscaliza as obras e faz o seu gerenciamento é a empresa contratada pelo modelo EPCM.

Qual o modelo mais utilizado no Brasil?

Existem outras formas de contrato para projeto e gerenciamento de obras, e eles também podem ser usados em conjunto, dependendo da necessidade de cada etapa do projeto. Entretanto, é mais usual que esses tipos de contrato sejam utilizados pelo setor privado para grandes construções.

Para o mercado residencial e corporativo, infelizmente, é comum ver obras que acontecem na informalidade, muitas vezes sem nenhum documento entre o cliente e o construtor.

Por isso, vamos mostrar quais as vantagens em contratar uma empresa de construção no modelo de contrato EPC.

Quais as vantagens do contrato EPC?

Solução completa

Como mencionamos, no contrato EPC a empresa é responsável por todas as fases do projeto, compra de material e construção. Esse modelo construtivo permite que os profissionais se dediquem por completo ao seu projeto.

Nesse caso, a empresa fornece uma solução diferenciada, especialmente para você. Sempre visualizando o projeto como um todo.

Personalização

Cada projeto é desenvolvido a partir de um estudo prévio com o cliente. Dessa maneira, uma equipe multidisciplinar é encarregada de estudar as necessidades do usuário final e, junto com os engenheiros e gestores, o projeto é desenvolvido.

Prazo

Como todo o processo é desenvolvido seguindo rigorosos parâmetros de qualidade, a empresa é responsável pelo cumprimento do cronograma.

A contratação pelo modelo EPC implica que toda a construção será realizada por uma única empresa. Ao mesmo tempo que isso gera uma série de vantagens, existe o risco de fazer uma má contratação. Por isso, antes de fechar contrato EPC com alguma construtora, pesquise o histórico da construtora, olhe o seu portfólio e verifique se ela é bem-conceituada no mercado.

Nosso artigo foi esclarecedor para você? Vai construir e quer saber mais sobre o modelo de contrato EPC? Entre em contato conosco! Estamos sempre prontos para atendê-lo.

  • Posted In:
  • EPC
  • Você sabe como a construção offsite tem sido usada no mundo? Descubra! 1024 683 AtaiOne
  • A arquitetura como estratégia de negócios 727 434 Atai
  • Construir é um sonho que merece ser celebrado 1024 683 Atai