A arquitetura como estratégia de negócios 727 434 Atai

A arquitetura como estratégia de negócios

A arquitetura corporativa tem sido uma importante estratégia para alavancar a lucratividade das empresas. Isso porque o espaço de trabalho, quando alinhado às expectativas e às necessidades de seus colaboradores, é capaz de influenciar positivamente a produtividade das equipes e aumentar a performance dos negócios.

Além disso, como as pessoas passam muito tempo no trabalho, o espaço físico das empresas tem sido cada dia mais valorizado por profissionais de diferentes níveis e áreas do mercado, o que faz da arquitetura corporativa uma estratégia de atração/retenção de talentos também.

Bons exemplos dessa tendência que vem crescendo mundialmente são as gigantes da tecnologia – Google, Microsoft, AOL e Facebook – que investem pesado em “escritórios incríveis”, com espaços amplos, multicoloridos, integrados e criativos, com “a cara” de seus colaboradores jovens e modernos (veja a seleção de imagens no final do post).

Diante deste cenário, na hora de construir ou reformar o escritório de uma empresa é essencial pensar, antes de mais nada, nas diferentes atividades que serão realizadas nos espaços corporativos e no perfil das pessoas que usarão estes espaços. Depois, avaliar cuidadosamente quais fatores ambientais – iluminação, acústica, organização, circulação, cores, ergonomia, entre outros – podem ser explorados para favorecer o processo de trabalho de cada área da empresa (comercial, financeiro, produção etc).

Por fim, é importante considerar a personalidade da marca (branding) no projeto arquitetônico e buscar transpor suas principais qualidades para o ambiente corporativo a fim de fazer com que elas sejam percebidas pelos colaboradores.

Ao melhorar as condições de trabalho, aumenta-se o bem-estar, o engajamento, a criatividade e a performance das pessoas. E, com isso, a lucratividade da empresa. A arquitetura é, neste sentido, não apenas um investimento em um ativo da empresa, mas uma estratégia de negócios, capaz de promover qualidade de vida e lucratividade ao mesmo tempo.

Quer inspiração? Confira nossa seleção de imagens abaixo! Quer saber mais? Converse com os especialistas da Atai agora mesmo!

  • Veja por que contratar uma construtora no formato de contrato EPC 1024 683 Atai
  • Você sabe como a construção offsite tem sido usada no mundo? Descubra! 1024 683 AtaiOne
  • Construir é um sonho que merece ser celebrado 1024 683 Atai